Desenvolvemos o atividades com o perfil da sua escola

Elaboramos atividades humanas nas quais sugerimos uma nova forma, de organizar e realizar,  atividades pedagógicas que visam a melhoria do processo de  aprendizagem.

Desafio

      O trabalho com projetos gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações com o exterior a afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança construa e dê sentido à sua criatividade de aluno, proporcionar ao aluno uma situação autêntica de vivência e experiência, estimular o pensamento crítico, desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar informações e conhecimentos, valorizar a necessidade de cooperação, dar oportunidade ao aluno para que comprove suas ideias, por meio da aplicação das mesmas, estimular a iniciativa, a autoconfiança e o senso de responsabilidade.

Objetivo

As práticas escolares tradicionais possuem duas características que descrevem perfeitamente o modelo, primeira está ligada essencialmente aos modelos dominantes de construção do conhecimento, onde delimitação, parâmetros e coerência são os focos centrais, já a segunda está relacionada aos procedimentos adotados, ou seja, o conhecimento é livresco, tratado como transmissão unidirecional, através da exposição oral, da leitura linear, da repetição e da memorização.
Hernández e Paulo Freire defendem a ideia de que o aluno aprende participando, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos e informações, e selecionando os procedimentos aprorpiados quando diante da necessidade de resolver problemas. Compare:
ENSINO CURRICULAR COMPARTIMENTADO 
ENSINO POR PROJETOS DE TRABALHO
  • Enfoque

    Enfoque fragmentado, centrado na transmissão de conteúdos prontos.

  • Conhecimento

    Conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas.

  • Professor

    O professor é o único informante, com o papel de dar as repsotas certas e cobrar sua memorização.

  • Aluno

    O aluno é visto como um sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor.

  • Conteudo

    O conteudo a ser estudado é visto de forma compartimentada.

  • Sequência

    Há uma sequência rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade.

  • Embasamento

    Baseia-se fundamentalmente em problemas e atividades dos livros didáticos.

  • Tempo

    O tempo e o espaço escolares são organizados de forma rígida e estática. 

  • Proposta

    Propõe receitas e modelos prontos, reforçando a repetição e o treino.

  • Enfoque

    Enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos.

  • Conhecimento

    Conhecimento como instrumento para compreensão da realidade e possível intervenção nela.

  • Professor

    O professor intervém no processo de ensino- aprendizagem ao criar situaçoes problematizadoras, introduzir novas informações e dar condições para que os alunos avancem em seus esquemas de compreensão da relaidade.

  • Aluno

    O aluno é visto como um sujeto ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas.

  • Conteúdo

    O conteúdo a ser estudado é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido.

  • Sequência

    A seq̈uênciação é vista e termos de abordagem e de aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos.

  • Embasamento

    DBaseia-se fundamentalmente em uma análise global da realidade.

  • Tempo

    Há flexibilidade no uso do tempo e do espaço escolares.

  • Proposta

    Propõe atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam sua próprias estratégias.

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